Seguro Auto Informações importantes

Seguro Auto Informações importantes

Seguro Auto Informações importantes. O que tenho que saber antes de contratar um seguro para meu veículo?

Antes de contratar o seguro do seu Automóvel, é necessário saber se o corretor de seguros e a seguradora possuem registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Para isso basta entrar em contato no telefone 0800-218484. A SUSEP é o orgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros. Se o negócio for feito com um corretor independente, procure anotar o nome completo do contato, CPF e Registro no SUSEP para fazer uma consulta na – FENACOR – Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, se o corretor recusar informar os documentos, não feche o negócio. É interessante fazer uma consulta ao cadastro de reclamações fundamentadas do PROCON no telefone 151, que abrange todo o território nacional. Além de ler com atenção o contrato antes de assiná-lo. Anote todos os pontos de difícil compreensão e procure um posto do PROCON ou um advogado que possa auxiliá-lo na compreensão, se necessário. É muito importante avaliar mais de uma seguradora de automóveis e optar pela que mais atende suas necessidades.

Seguro Automóvel – O que saber sobre Franquia?

Franquia é o valor pago pelo segurado no caso de danos parciais, ou seja, é o valor que deve ser pago pelo segurado quando os prejuízos do veículo forem inferiores a 75% do seu valor médio. A franquia só deve ser cobrada quando o veículo do segurado e, em alguns casos, veículos de terceiros tiverem que ser consertados. No caso de perda total, roubo e furto e incêndio;  o segurado fica isento do pagamento da franquia.
O valor da franquia é definido com base no valor do veículo, tendo o segurado total autonomia para alterar o valor proposto pela seguradora. Quanto maior o valor da franquia, menor o valor do seguro auto e assim sucessivamente.

Seguro Automóvel – O que é Prêmio?

É o preço do seguro auto. O valor que o segurado deve pagar para ter direito aos serviços oferecidos pela apólice de seguro auto . O preço do seguro auto é calculado com base no perfil do segurado, prazo do seguro auto , no valor segurado e na exposição do veículo ao risco.
Quais são as Modalidades de Seguro?
Desde de 2000 as seguradoras são obrigadas a oferecer entre duas modalidades da cláusula indenizatória de perda total do automóvel. São elas: Valor Determinado ou Valor de Mercado Referenciado.

Seguro Automóvel – Valor Determinado

É quando o valor a ser indenizado, no caso de perda total; é combinado na assinatura do contrato, não havendo variação ou qualquer tipo de consulta. Essa modalidade, geralmente, é mais cara, porém o segurado receberá a quantia equivalente a da compra do veículo.

Seguro Automóvel  – Valor de Mercado

É a garantia do pagamento do veículo com base no valor médio de mercado. Ou seja, no caso de perda total, furto, roubo do veículo a seguradora consultará tabelas de preço de publicações especializadas, exemplo FIPE, para verificar o valor médio do carro, respeitando a data do incidente. Essa é a modalidade mais popular por causa do seu valor reduzido. As seguradoras mantêm uma taxa específica para cada categoria de automóvel, que incide sobre o seu valor e varia conforme e região.

Seguro Auto Informações importantes – O que é o IPVA?

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA – é um imposto estadual obrigatório cuja alíquota varia a cada estado, de 1% a 6% do valor total do automotor. Anual, o IPVA é cobrado de proprietários de automóveis, motocicletas, aeronave e embarcações. Sua receita é dividida entre o Estado (50%) e o Município (50%) onde o veículo é registrado, e destina-se, segundo a Secretaria da Fazenda, ao financiamento de serviços básicos de que a população necessita, tais como: saúde, educação, segurança, transporte etc. O Estado divide o pagamento do imposto em até três vezes, com a opção de 3,0% de desconto para o pagamento a vista. Após o vencimento da primeira parcela ou da cota única com desconto, o contribuinte não poderá parcelar ou efetuar o pagamento com desconto. Caso o contribuinte atrase o pagamento das demais parcelas ou da cota única sem desconto, estará sujeito à multa de 20% e juros de mora calculados pela variação da taxa selic.

Quem está isento do IPVA?O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório, porém segue abaixo a relação dos isentos deste encargo, são eles:

  • proprietários de veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação;
  • taxistas autônomos (táxis pertencentes a frotas pagam o imposto);
  • veículos de sindicatos de trabalhadores, consulados, entidades assistenciais e igrejas;
  • veículos adaptados especialmente para deficientes físicos;
  • veículos utilizados para o transporte urbano e máquinas agrícolas;
  • aeronaves e embarcações fabricadas a mais de 30 anos.

Sou obrigado a pagar o seguro obrigatório? Qual é a utilidade?

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores em Vias Terrestres – DPVAT – é obrigatório, por determinação da Lei 6.194/74 de 1974. O seguro tem como objetivo garantir às vítimas de acidentes causados por veículos, ou por suas cargas, indenizações em caso de invalidez permanente ou morte, e o reembolso de despesas médicas. As indenizações do DPVAT são pagas independentemente de apuração de culpa.

O não pagamento deste seguro não resulta em multas ou encargos, porém ele está diretamente ligado ao licenciamento do veículo. Um veículo sem DPVAT é um veículo sem licenciamento; portanto é um veículo com documentação irregular.

  • Qual a diferença entre Seguradora e Corretora de Seguros?

A Seguradora é a empresa que possui o produto (seguro). São companhias que, por meio de um contrato, se responsabilizam a indenizar o cliente por eventuais prejuízos que ele sofra, de acordo com o que foi especificado na Apólice do Seguro contratado. São Cias. Seguradoras: Azul Seguros, Bradesco, Chubb, HDI, Itaú , Liberty, Mapfre, Marítima, Porto Seguro, SulAmérica, Tokio Marine, Allianz, entre outras.As Corretoras de Seguros são pessoas ou empresas autorizadas a comercializar os produtos das Cias. Seguradoras. Ou seja, são o intermediário entre Cias. Seguradoras e você (segurado).

  • Qual a importância da Corretora de Seguros ou Corretor de Seguros?

O papel do Corretor de Seguros é o de conhecer bem os produtos (seguros) disponíveis no mercado para que possam indicar a melhor opção, levando em consideração apenas as necessidades reais do cliente.Uma boa Corretora de Seguros trabalha com diversas Cias Seguradoras, para que possa explorar a potencialidade de cada produto (seguro) de acordo com o que seu cliente precisa. As Corretoras de Seguros são independentes das Cias. Seguradoras e, por isso, não precisam cumprir metas de vendas ou trabalhar com produtos simplificados que favoreçam a venda em massa. Um bom Corretor de Seguros tem o conhecimento técnico necessário para que seguro contratado por você se transforme de fato em um investimento.Outro aspecto importante é que uma boa Corretora de Seguros auxilia e apoia o segurado quando esse precisa fazer alterações no seguro contratado ou mesmo utilizá-lo, como, por exemplo, em um processo de sinistro, indenização ou resgate de investimentos.Além disso, é importante observar que o Corretor de Seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o único intermediário legalmente autorizado a angariar e a promover contratos de seguros.A profissão de Corretor de Seguros é regulamentada pela LEI Nº 4.594, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1964 (Alterada pelas LEI Nº 7.278, de 10.12.1984, LC Nº 137/26.08.2010)

  • Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer?

Você deve avisar ao seu Corretor de Seguros para que ele possa providenciar um endosso de substituição de veículo junto à Cia. Seguradora. O ideal é que essa comunicação ocorra antes da substituição do veículo.Esse processo consiste em comparar as diferenças no preço e no risco do veículo antigo em relação ao novo. Se houver alguma diferença significativa, o preço pode aumentar ou diminuir. Em seguida, a Cia. Seguradora emitirá uma nova apólice com os dados do novo veículo.Este procedimento também deve ser seguido quando ocorrem alterações no questionário da avaliação de risco (mudança de endereço, mudança dos condutores, se deixou de ter garagem no local de trabalho, etc.).No Contrato de Seguro o Segurado transfere o risco de perda ou dano de seu veículo ou de terceiro para a Cia. Seguradora. Para tanto, a Cia. Seguradora deve ter conhecimento prévio de todas as condições do risco que está assumindo. Omitir qualquer nova informação que venha a interferir ou modificar o risco da apólice de seguro pode acarretar a perda do direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.

  • O que é o Questionário da Avaliação de Risco ou Perfil?

É um dos critérios fundamentais para a definição do preço do seguro de seu veículo no momento do cálculo. O Questionário da Avaliação de Risco ou Perfil é parte integrante do Contrato com as Cias. Seguradoras e deve ser preenchido corretamente. Omitir ou mentir intencionalmente no questionário para se pagar prêmio menor poderá acarretar a perda do direito à garantia, além do segurado ficar obrigado ao prêmio vencido.O não preenchimento de alguma informação acarretará o aumento do valor do seguro, uma vez que será considerado o maior risco existente para avaliação de tal informação.

  • Por que existe o Questionário da Avaliação de Risco ou Perfil?

No Contrato de Seguro o Segurado transfere o risco de perda ou dano do seu veículo ou de terceiro para a Seguradora. Para tanto a Seguradora deve ter conhecimento prévio de todas as condições do risco que está assumindo. Isso se dá por meio da avaliação do Questionário da Avaliação de Risco ou Perfil, onde são realizadas perguntas como local de pernoite do veículo, dados dos principais condutores, tempo de habilitação entre outras.Qualquer alteração dos dados informados no perfil, durante a vigência do seguro, devem ser informadas ao seu Corretor de Seguros para que ele providencie um Endosso.

  • Quanto custa um seguro de automóvel?

Não existe resposta exata para esta pergunta. O preço é baseado no perfil de cada condutor e também no ano, modelo e quilometragem de cada veículo. Outro critério que influencia no valor é a cidade onde o veículo transita e o CEP de pernoite. Lugares com índices de violência elevados encarecem o valor final do seguro.Existem veículos cuja taxa de roubo é muito maior do que a de outros. Isto, invariavelmente, eleva o preço do seguro. Outros fatores que alteram o preço são as coberturas e o plano de Assistência 24 horas contratados. Ao contratar um seguro, deixe claro para seu Corretor quais são suas necessidades e prioridades, dessa forma, evitará a contratação de garantias desnecessárias para o seu estilo de vida.

  • No caso de roubo ou sinistro com perda total, qual o valor integral da indenização?

Na apólice do seguro contratado esse valor costuma ser nomeado de Valor de Mercado Referenciado.
Esse valor é fixado em moeda corrente nacional, determinado de acordo com o percentual previamente fixado na proposta ou Apólice de Seguro aplicado sobre a tabela de referência de cotação para o veículo. No Brasil a Tabela Fipe é a mais utilizada para a base de cálculo do valor da indenização, na data da liquidação do sinistro.Consulte aqui a tabela FIPE e descubra o Valor de Mercado Referenciado do seu veículo.

Receba uma simulação de seguro auto das seguintes Cias. de Seguros:

seguradoras

Mitsui Sumitomo, Zurich Seguros, Tókio Marine, Mapfre BB Banco do Brasil, Allianz,  Liberty,  HDI Seguros,  Yasuda Marítima,  SulAmérica, Generali, Itaú, Porto Seguro, Azul Seguros, Bradesco,  Chubb; e outras conceituadas seguradoras de Veículos.

Para iniciar sua cotação de seguro auto, basta clicar no botão abaixo:  

 

bt-cotacao-solicitar-preco-seguro

 

 

 

Existem grandes diferenças de preço de seguro auto em São Paulo entre as seguradoras, isto porque as Cias. de seguros de automóveis determinam o valor do seguro automóvel de acordo com a experiência em roubo/furto de de cada marca e modelo de automóveis, bem como o índice de sinistralidades por colisão, enchentes e etc…  No entanto o valor do seguro auto em São São Paulo está abaixo da média das maiores cidades do estado de São Paulo.

Fazer sua simulação Seguro Auto online em São Paulo é muito simples, tenha em mãos:


  • Documento do veículo: Placa, chassi, ano, modelo, etc…
  • Dados do segurado: CPF,  data de nascimento, CNH ( A Porto Seguro concede descontos, caso não tenha pontos na carteira de habilitação).
  • Dados do Condutor do veículo( caso não seja o próprio segurado)
  • Dados da utilização Ida e volta ao trabalho, Lazer ou Atividade profissional
  • CEP do pernoite e garagem na residência, escola/ faculdade e no local de trabalho
  • Em caso de renovação de seguro auto, informe a Cia atual e a classe de bônus
  • Lembre-se a cotação é online, você mesmo faz o cálculo de seguro auto

A Resicór corretora de seguro auto está no mercado desde 1996; nossa experiência é o que você precisa para contratar um seguro auto mais barato em São José dos Campos com o melhor atendimento.

Somos a corretora de seguros responsável pelo convênio Porto Seguro Auto & COMAER – Comando da Aeronáutica; oferecendo seguro automóvel com  condições especiais  para o militar da Ativa, Militar da reserva, Militar reformado ou pensionistas e aposentados da FAB ” Força Aérea Brasileira; e seus dependentes legais em todo o Brasil.

Também somos referência na  elaboração de orçamentos para comparativos de preços de seguro auto para o jornal do carro; encarte  do Jornal O Estado de São Paulo.

Você encontrou a melhor opção de seguro auto em São José dos Campos , provavelmente você nos encontrou  digitando nos sites de buscas por:

Veja também:

 

error: Content is protected !!